7 Perguntas Essenciais Para o Sucesso do seu Negócio que Podem ser Respondidas Através do GEOMARKETING - Parte I

            Quando pensamos em criar um novo negócio, geralmente, somos tomados por muita empolgação e euforia, afinal de contas, para muitos, esse negócio que está sendo aberto não é apenas um negócio, é um sonho de vida e uma realização profissional.
            Porém, toda essa empolgação e euforia pode ser prejudicial, uma vez que, uma série de etapas de planejamento podem ser esquecidas. Em consequência disso, várias questões que deveriam estar na ponta da língua de qualquer empreendedor podem acabar ficando sem resposta, e aquele sonho de ter o próprio negócio pode acabar se tornando num pesadelo.
            Para que o seu sonho não se transforme em um pesadelo, ainda mais em tempos de crise, o Geomarketing (saiba o que é) pode te ajudar a responder, com propriedade, 7 questionamentos essenciais para qualquer um que queira começar a empreender.

Confira:

1)      Onde devo abrir o meu negócio?

Essa pergunta é uma das primeiras que o empreendedor costuma fazer quando pensa em abrir um novo negócio ou uma nova unidade de um negócio já existente. Todavia, essa pergunta acaba tendo sua resposta apenas pelo “feeling” ou “achismo” do empreendedor, mas existem uma série de outros fatores que precisamos levar em consideração antes de abrirmos um negócio, como por exemplo se o local possui o público alvo desejado.
Para ilustrar um pouco, vamos utilizar o exemplo de um supermercado, que tinha como público alvo clientes da classe C. Porém, quem são esses clientes? Onde eles estão localizados? Esse público é realmente o público que ele atende?
Segundo o IBGE, a Classe C é aquela que possui uma renda mensal de 3 a 5 salários mínimos, ou seja, são famílias que possuem renda de R$ 2.811 a R$ 4.685. Agora, onde estão localizadas essas famílias? É aí que entra o Geomarketing. Com a geolocalização de dados do IBGE, já podemos ter uma boa noção de localização e concentração de famílias com essa faixa de renda a nível de setor censitário, como no exemplo a seguir:


Figura 1:Concentração de residências com renda total de 3 a 5 salários mínimos por setor censitário

            Portanto, a partir de uma análise espacial de dados de renda, já podemos ter uma boa noção de onde está o nosso público alvo. Além disso, podemos ainda considerar vários dados, como faixa etária, gênero, número de filhos, e muitos outros, podendo analisar quais as relações de cada perfil com seu negócio e como cada uma delas o impactam.
Dessa forma podemos inter-relacionar todos esses dados, afim de encontrar o público que melhor se encaixa na proposta do seu empreendimento. Uma surpresa para muitos clientes é perceber que seu negócio atende ou tem um potencial de atendimento muito maior para um público totalmente diferente daquele traçado por ele inicialmente.

2)      Onde estão os meus concorrentes? E como eles atuam?

Outro questionamento, que vai de encontro a escolha do local de abertura do empreendimento, é a questão da localização dos seus concorrentes. Muitas vezes temos um bom empreendimento, localizado em uma área próxima do seu público alvo, porém, com uma grande concorrência. Isso pode acabar levando a uma divisão dos consumidores, ocasionando em uma perca de faturamento. Por isso é sempre bom pensarmos se o local escolhido possui concorrência e qual vai ser o impacto dessa concorrência em seu negócio;
Portanto, após verificarmos se o local escolhido para abertura do empreendimento está próximo do público alvo desejado e considerar o índice de presença de seus concorrentes, o empreendedor precisa analisar se possui recursos e diferenciais suficientes para enfrentar essa concorrência.
Através do Geomarketing podemos realizar um estudo de localização de concorrentes, geolocalizando cada um deles dentro de nossas áreas de interesse, ou seja, das áreas que apresentaram alta presença do público alvo do empreendimento:

Figura 2: Mapa de calor de concentração de concorrentes

           Portanto, através da inter-relação dos dados de concentração de público alvo, com os dados de concentração de concorrentes, podemos chegar em regiões que chamamos de “Regiões com alto potencial de êxito”, pois possuem alta concentração de público-alvo e baixo índice de concorrência:

Figura 3: áreas com alto potencial de êxito: baixa concorrência e próximas do público alvo

           Obviamente, criar um empreendimento próximo de estabelecimentos concorrentes nem sempre é inviável, porém, ao fazer isso precisamos analisar uma série de outras questões, como a infraestrutura, qualidade de atendimento, capacidade de investimento e etc., tanto dos concorrentes quanto do estabelecimento que estamos realizando os estudos. Muitas vezes estamos diante de uma região que possui uma concorrência, porém, com péssimo atendimento, infraestrutura precária e capacidade de investimento inferior à do novo empreendimento.
Em tempos como os de hoje, empreender não só continua sendo possível como também é necessário para a recuperação econômica do nosso país, porém, um bom embasamento antes da abertura do negócio é essencial, e para que você abra o seu negócio da forma mais segura possível a equipe da GeoMeridium está pronta para te atender.

Caso tenha gostado da matéria ou queira saber mais sobre o que podemos fazer para a sua empresa, acesse os sites: http://www.geomeridium.com.br/geomarketing e http://www.geomeridium.com.br/landmark
            E fique atento para as próximas matérias da série: “7 Perguntas Essenciais Para o Sucesso do Seu Negócio que Podem Ser Respondidas Através do Geomarketing

Abraços 


Por Samuel Andrade

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