A importância de uma localização adequada para seu negócio




 “Possuir informações” sempre esteve ligado aos ricos e poderosos da sociedade. A igreja católica na Idade Média é um grande exemplo, época em que detinha grande parte do conhecimento, disseminava as informações que lhes eram pertinentes de que o povo soubesse, e, portanto, controlavam/censuravam todos estudos e descobertas que iam contra os ensinamentos sacros.

A base desse conceito da relação entre poder e conhecimento não mudou daquela época para os dias de hoje. A informação continua sendo uma das fontes de poder, afinal, como diria o famoso ditado “informação é poder”. Entretanto, o avanço tecnológico proporcionou uma imensa diferença na relação de domínio e obtenção de informações. A população está ampliando seu acesso às informações. A disseminação de informações se pulverizou com uma velocidade incrível com o advento da internet, seus subprodutos e vários outros aparelhos tecnológicos.

A população começa a ter uma capacidade maior de buscar, filtrar e criar um senso crítico do que estão lendo. E isso não se limita ao recebimento, mas abrange a linha da criação também.  Milhões de conteúdos são criados diariamente pela própria população, tarefa restrita até então às grandes entidades, como governos, igrejas, mídias, etc. A voz do indivíduo está sendo ampliada.

Seguindo esse raciocínio, podemos nos adentrar para o impacto da difusão de conhecimento no mundo empresarial. Não podemos deixar de notar que o conhecimento passa a ter um papel estratégico dentro das empresas cada vez maior, e isso é válido não apenas para grandes organizações, como o McDonald’s, mas também para pequenas, médias, micro empresas e microempreendedores individuais. Cada porte com suas necessidades, mas todos com necessidades por informações.

O conhecimento, como um importante fator de competitividade, pode nos ser útil de várias maneiras. Dentre uma infinidade de utilidades, daremos destaque para a localização do empreendimento, afinal, a conveniência do acesso ao local pelo cliente é um fator crucial para a fidelização hoje. Além disso, quando se trata de investimento para a locação de um negócio, estamos falando de um elevado valor financeiro e de trabalho, diferente de se criar novas estratégias de venda ou alterar a precificação de alguns produtos, por exemplo. A dificuldade para alterar a localização é enorme, caso esta tenha sido escolhida errada. 

Imagine que dentre inúmeros fatores que influenciam o sucesso de um negócio, como planejamento, capacidade gerencial, qualidade dos produtos, etc, existe um fator que se analisado de forma deficitária é muito mais difícil de haver reversão, a localização. E isso se mostra alarmante, pois é um fator relegado à segunda ordem de importância muitas vezes, como mostra o estudo do SEBRAE SP “Causa Mortis 2014 – O Sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros 5 anos de vida”. Grande parte dos empreendedores não levantou informações suficientes para um planejamento prévio, sendo notável que 37% não sabia a melhor localização.

Para deixarmos menos abstrato o tamanho da importância em posicionar o negócio no local correto, pense quando você, como consumidor, escolhe um estabelecimento para fazer uma compra. Provavelmente, a tendência de escolha tenha se dado pelo local mais próximo, mesmo que o produto esteja um pouco mais caro. Isso vem ocorrendo pelo custo de deslocamento estar cada vez maior, bem como o tempo necessário para percorrer distâncias relativamente pequenas, devido a fatores como alta intensidade de trânsito. 


Estar próximo do seu público-alvo, seja do local onde ele reside, seja próximo do seu trabalho ou entre o trajeto de um local para o outro é favorável para criar uma ótima vantagem competitiva a praticamente qualquer tipo de negócio. Além disso, é crucial um imóvel com boa acessibilidade, estacionamento e visibilidade para o sucesso de um negócio no varejo. E não basta seu imóvel estar localizado em uma via movimentada, que não necessariamente terá garantias de muitos clientes, afinal, há a possibilidade desta grande circulação de pessoas não ser de uma população com perfil para consumir seus produtos. Provavelmente, você deve se lembrar de um negócio que fechou recentemente localizado em uma avenida com grande circulação.  

Outro ponto interessante ao analisarmos o local para iniciarmos um negócio é o estudo do mercado em cada região, antes de se buscar o ponto de venda em si (imóvel). De nada adiantará escolher um ótimo imóvel, com boa visibilidade, boa estrutura e acessibilidade, se o mercado onde este ponto está localizado não comporta o negócio que se pretende abrir. Por exemplo, o empreendedor deseja abrir um pet shop e recebe uma ótima oferta por um ponto de venda. O aluguel está com um bom preço, é bonito e em uma via movimentada. Todavia, ele não se deu conta de que nesta região o mercado já não comporta este tipo de empreendimento. Um pequeno detalhe, mas com uma importância enorme, faz com que seus planos vão “por água abaixo”.

Entendido a importância da localização de um negócio, lembremos do grande aumento da pulverização de informações que o avanço tecnológico trouxe, e entendemos como ter nossas tomadas de decisões embasadas em dados e análises tem a tendência de se tornar não um diferencial, mas algo básico e fundamental para que qualquer empreendedor tenha condições de sobreviver em um mercado altamente competitivo. Hoje, ainda podemos enxergar como uma vantagem competitiva, mas num futuro próximo, tais informações serão o “bê-á-bá” para qualquer empresário.  

Ivan Shieh Basotti

Saiba mais:
Site GeoMeridium
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Referências:
 
SEBRAE. Causa mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos 5 primeiros anos de vida. São Paulo, 2014. Disponível em <https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Anexos/causa_mortis_2014.pdf>.

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